Roteiro – BELO HORIZONTE


adicionado em 14/06/2011

                                    Turismo Inteligente Viagens e Receptivo

 


Roteiro – BELO HORIZONTE

Saída: 09h00m

MANHÃ

- Pampulha conjunto arquitetônico projetado em 1940. Pelo arquiteto Oscar Niemeyer, marco a Arquitetura moderna no Brasil, reuniu 4 grandes nomes da arte brasileira:

Niemeyer, Candido Portinari, Ceschiatti e Burle Marx.

- Casa do baile – Linda como antigamente. A casa do Baile foi inaugurada em 1943, para ser um espaço de dança popular. Ciada por Oscar Niemeyer, em uma pequena ilha artificial as margens da Lagoa da Pampulha, comove turistas. Como formas sinuosas de suas fachadas, suas imensas janelas de vidro e sua arquitetura arrojada. Abriga o Centro de referencia e urbanismo e design.

- Igreja São Francisco de Assis – a originalidade e ousadia de Niemayer fazem da igrejinha um marco de modernidade. Primeira igreja no Brasil com traços modernistas, linhas curvas, verticais e horizontais possuem formas harmônicas e originais. Possui jardins de Burle Marx e escultura de Alfredo Ceschiatti. Seu interior abriga 14 painéis que retratam a Via Sacra e a vida de São Francisco. Obra mais significativa de Candido Portinari.

- Museu de Arte da Pampulha – Espaço contemporâneo onde o acervo do museu dialoga com a beleza de sua arquitetura. Desenhado por Oscar Niemeyer, em jardins projetados por Burle Marx e decorado por belíssimas esculturas de Ceschiatti, Zamoiski e Pedrosa. Suntuoso, com espelhos de cristal belga revestindo as paredes de seu salão principal colunas cobertas de aço inox, o MAP distingue pela variedade temática.

- Mineirão – estádio Magalhães Pinto com capacidade para 70.000, e com grande chance de ter a abertura dos jogos da copa de 2014

- Mineirinho – Estádio jornalista Felipe Drumond ginásio coberto com capacidade para 25 mil pessoas. Destinado ao incremento do esporte especializado e para grandes shows e eventos, já registrou recordes de público

 

 


ALMOÇO
a escolher


TARDE

- Mercado Central – é a síntese das diferentes Minas Gerais. Num ambiente agradável, concentra todos os cheiros e sabores da famosa culinária mineira e o charme do nosso artesanato. Em seus corredores, é possível encontrar um pouco de tudo: queijos, doces, cachaças, tira-gostos, produtos típicos e utensílios ancestrais com panela de ferro, colheres de pau, peneiras de taquara e muito mais.

- Museu de Artes e ofícios - O Museu de Artes e Ofícios – MAO – é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil. Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com o seu tempo. Iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG, em parceria com o Ministério da Cultura e a CBTU, Companhia Brasileira de Trens Urbanos, o MAO preserva objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré-industrial brasileiro.

Criado a partir da doação ao patrimônio público de mais de duas mil peças pela colecionadora e empreendedora cultural Angela Gutierrez, o MAO revela a riqueza da produção popular, os fazeres, os ofícios e as artes que deram origem a algumas das profissões contemporâneas.

O MAO está instalado na Estação Central de Belo Horizonte, por onde transitam milhares de pessoas diariamente. É assim, um espaço coerente com a natureza da coleção, bem próximo ao trabalhador. Para abrigar o Museu foram restaurados dois prédios antigos , de rara beleza arquitetônica, tombados pelo patrimônio público. A sua implantação incluiu ainda a recuperação, pela Prefeitura de Belo Horizonte, da Praça da Estação, marco inaugural da cidade, que, cada vez mais, se consolida como espaço destinado a eventos e manifestações culturais

 

Previsão de término: 15h30


 

 

Todos os direitos reservados e creditos fotograficos à Turismo Inteligente

Rua Salgado Filho, 51, Centro - Pedro Leopoldo-MG

Tel. +55 31 3660-4544 / email: contato@turismointeligente.tur.br

Webmais
Aventura Segura Brasil Sebrae Trem circuito